5 coisas que você precisa saber sobre diamantes

dvie9258 copy

Todos conhecemos o inesquecível brilho dos diamantes, e nos encantamos pela sua beleza única e milenar. Mas, entender mais sobre diamantes pode ser crucial na hora de procurar e escolher uma peça para si ou para presente. Assim, você pode agilizar sua procura e saber que fez a escolha certa na hora de comprar diamantes, não correndo o risco de cometer alguns enganos e sentir-se lesado.

Para ajudar nessa hora de decisão, separamos as 5 coisas que você precisa saber para se sentir mais confiante para escolher e também questionar e negociar na hora da compra.

 1. Diamantes ou Brilhantes?

Há muita confusão quando veem a tona esses dois termos para se referir a diamante, a verdade é que brilhantes sempre serão diamantes, mas nem sempre o diamante é brilhante. Isso se deve porque o termo diamante se refere a pedra em si, já brilhante é o nome da lapidação escolhida para a pedra. Assim, quando você encontrar um anel com 5 pontos de brilhante, está sendo comunicada a lapidação que foi usada para os diamantes do anel. Sendo a lapidação brilhante a mais famosa, por ser considerada perfeita pelo resultado em termos de brilho e dispersão em estudos de comportamento da luz.

2. Garantindo que o diamante seja verdadeiro

Só é possível identificar se um diamante é realmente verdadeiro em laboratório, não sendo viável fazer essa dvie9335 copyverificação a olho nu, devido aos grandes avanços da aparência dos diamantes artificiais. Assim, é importante sempre comprar suas joias em joalherias de confiança e que disponham de certificados e garantias formais. É arriscado, muitas vezes, comprar de vendedores individuais e ter apenas a palavra como argumento da procedência do diamante, correndo risco de não estar comprando uma joia devidamente verdadeira e natural. Por isso, tente sempre comprar em lugares confiáveis.

3. Diferentes Cores de Diamante

Os diamantes incolores são os mais conhecidos por todos, mas existem diamantes com pequenos traços amarelos, e a quantidade de traços pode alterar a cor e o valor da pedra. Assim, existem cores diferentes de diamantes, como amarelos ou levemente rosados. Diamantes cristalinos são raros e tem seu valor superior aos demais devido a sua pureza. Sabendo disso, é válido, na hora de comprar, ver as opções de cores, que podem trazer toda a beleza e raridade do diamante de outra forma.

diamante

4. Cuidados com seu Diamante

Mesmo sendo da dureza mais alta conhecida até então, é preciso tomar conta das joias de diamante com cuidado, assim ele poderá durar por muitos longos anos. É preciso evitar atritos e umidade, por isso é recomendável que se guarde em um local seco, envolvido, se possível, em um tecido macio. Substâncias como perfumes, cremes e outros produtos de beleza e a própria oleosidade da pele podem comprometer o brilho da pedra com o tempo. Então é preciso evitar o contato, como esperar 15 minutos após a aplicação de produtos para então vestir as joias, evitar tomar banho usando as joias para que não a tornem opacas. Ainda assim, é interessante a limpeza com água corrente e detergente neutro para prevenir e manter o brilho.

5. Os Pontos para medir o Diamante

Os quilates do diamante são diferentes dos quilates utilizados para o ouro. No caso do diamante, o quilate é usado como uma unidade de medida, onde 1 quilate corresponde a 0,2 gramas. Assim, um diamante de 5 quilates pesa um grama. Para medir o peso das gemas menores, convencionou-se dividir o quilate em pontos: um quilate equivale a cem pontos. 1 ct = 100 pts. Dessa forma, já é possível compreender a diferença entre um diamante de meio ponto (menor tamanho) e um diamante central de 15 pontos.

Veja aqui nossas sugestões especiais de joias

Depois desses cinco itens para saber antes de comprar uma joia com diamante, você já pode avaliar melhor as opções, verificar onde é melhor fazer a compra, e as demais características e cuidados que existem. Agora, é só aproveitar e achar um diamante perfeito que você procura.

 

Para cuidar bem de seus diamantes após a compra, baixe nosso Guia Gratuito de Cuidados com Diamantes e Outras Joias.

 

diamantes

Compartilhar artigo
  ,